quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR ÁGUA

"Água, seu futuro em nossas mãos!"

Local de realização: CEIER “Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca.

Duração: 2º trimestre.

Componentes curriculares envolvidos: todas as disciplinas se envolveram. Houve várias reuniões onde discutimos ideias e sugestões.

Turmas atendidas: 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e 1ª e 2ª séries do ensino médio.

Justificativa
A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.

Recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países. É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta em que há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada.

É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento dos recursos naturais, principalmente a água. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental.

A escola CEIER “Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca”, em sua prática educacional, desenvolve um trabalho interdisciplinar de conscientização ambiental, através dos temas geradores trimestrais (solo e questão agrária, água e agrofloresta). Portanto, no 2º trimestre, abordando o tema gerador água, foi desenvolvido este projeto “Água, seu futuro em nossas mãos!” que visa a envolver toda a comunidade para debater as questões relacionadas a esse bem tão precioso, buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos, bem como desenvolver ações que contribuam para a preservação e manutenção dos recursos hídricos para melhoria da qualidade de vida na comunidade e na escola.

Objetivos:

  • Sensibilizar os alunos e comunidades para que percebam a importância de se cuidar da água;
  • Promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas aos recursos hídricos;
  • Desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
  • Perceber como os problemas relacionados à água atingem diretamente a sociedade;
  • Mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente, em especial a água;
  • Desenvolver ações práticas na escola e comunidade como forma de educar e mudar comportamentos.

Desenvolvimento do projeto

Em princípio, a equipe de professores foi dividida entre as séries, ficando de 2 a 3 professores responsáveis por turma. Em seguida, fez-se a abertura do tema gerador “água”, em sala de aula, por meio da exibição de documentários, músicas, discussões e debates a respeito do tema. Após esta sensibilização dos alunos lançou-se a idéia do projeto que tem como princípio o método VER, JULGAR e AGIR, partindo da problemática local, através de entrevista aos pais, vizinhos e comunidade para conhecer os principais problemas com relação a água. Após entrevista, os alunos por série foram agrupados por comunidade, onde produziram cartazes a partir da síntese da entrevista demonstrando a realidade da comunidade com relação à água. Fez-se a apresentação dos cartazes em sala de aula e levantou-se os principais problemas de cada comunidade onde foi realizada a pesquisa. Após a problematização, os alunos junto com os professores responsáveis, sugeriram os temas/conteúdos a serem aprofundados dentro de cada disciplina e algumas ações a serem desenvolvidas na comunidade e escola, com relação à água. Feito isso, os professores agrupados por área de conhecimento selecionaram os conteúdos, relacionando-os ao tema gerador água e as atividades práticas a serem desenvolvidas em cada turma.

Os alunos organizaram um caderno ou pasta, onde registraram todas as atividades interdisciplinares do tema gerador água desenvolvidas no decorrer do trimestre.

Atividades Interdisciplinares

· Trabalho de conscientização dos alunos através de vídeos, músicas a respeito do tema;

· Entrevista/Pesquisa junto às famílias e comunidade;

· Relatório e produção de cartazes a partir da entrevista;

· Apresentação dos cartazes (colocação em comum);

· Levantamento das problematizações e conteúdos de aprofundamentos;

· Organização e ornamentação do ambiente escolar;

· Visitas de estudo;

· Plantio de mudas de árvores às margens do córrego Jabuticaba e na Trilha da Escola;

· Pesquisas na internet, em livros e revistas;

· Produção de textos, paródias, poesias, histórias em quadrinhos, teatro;

· Produção de gráficos com dados sobre a água;

· Pintura de painéis/mural com o tema água, pelos alunos;

· Produção do jornal informativo “Folha do Açaí”;

· Apresentação das atividades interdisciplinares do projeto no encerramento trimestral.


Recursos Utilizados:

Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados os seguintes recursos:

· Vídeos, televisão, aparelho de som.
· Computador/Internet, scanner, impressora.
· Máquina fotográfica.
· Papel ofício, cartolina, pincéis, revistas, e outros

Avaliação do projeto

Percebemos a conscientização dos alunos no que se refere à problemática da água, a dedicação e organização e limpeza do ambiente escolar. Também fizeram inúmeros trabalhos relacionados ao tema, como: paródias, cartazes, pesquisa e produção de textos, registros das atividades interdisciplinares no caderno ou portifólio, que foram avaliados no final do trimestre. É perceptível a conscientização dos nossos alunos, mas resultados ainda maiores teremos a longo prazo.


Um comentário:

  1. Titanium Dive Knife (Gold Plated) - Kitchen - Titanium Darts
    Titanium Dive titanium mug Knife (Gold Plated). columbia titanium boots 1/4" long. This is a knife that titanium jewelry is one piece 2019 ford fusion hybrid titanium thick, and not the other. A razor with a knurled handle. Stainless titanium jewelry piercing steel

    ResponderExcluir